quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Hábito dos Coelhos Comer Fezes - Coprofagia


     Coprofagia 

     Também chamada de falsa-ruminação, é o hábito natural que têm todos os coelhos, de comer fezes.
     Aos nossos olhos isso seria repugnante, no entanto, entre os coelhos isso é uma necessidade fisiológica, e não existe nada de anormal nisso como veremos.
     Não é por falta de alimentos que o animal consome suas fezes e sim para o bom funcionamento do trato intestinal e reaproveitamento de nutrientes.
     Os coelhos produzem dois tipos de fezes: as duras durante o dia e as moles durante a noite, e são exatamente essas produzidas a noite que é consumida, em que o animal retira diretamente do anus, e essas fezes tem consistência mole, pegajosas e úmidas.
     O uso de gaiolas de arame não traz inconveniente a criação já que o animal só pega as fezes diretamente do anus as que caem no chão não são consumidas.
     Exames da composição das fezes noturnas comprovaram que essas são muito mais ricas em proteínas do que as diurnas em cerca de três vezes mais.

     Proteína bruta %
  • ·         Noturnas – 35
  • ·         Diurnas – 11
     A coprofagia faz com que os alimentos sejam mais bem aproveitados, com o aumento de sua digestibilidade, os coelhos ainda ingerem as vitaminas do complexo B, que são sintetizadas no seu intestino grosso e que, se as fezes não fossem ingeridas, se perderiam.
     A coprografia é hábito saudável, natural e não deve ser evitado o que acarretaria distúrbios de alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...