Gaiola


A gaiola ideal
     A gaiola ideal para um mini coelho tem pelo menos 60 x 40 x 40 cm, e raças médias podem usar uma gaiola de 80 x 60 x 60. Gaiolas específicas para coelhos têm comedouro preso à lateral e com acesso externo, bandeja para recolher dejetos, e às vezes uma parte inclinada para colocação de feno, verduras ou alfafa em ramos.
     A bandeja pode ser forrada com maravalha, jornal, granulados específicos para coelhos, ou tecidos absorventes (para cães). Limpe-a utilizando sempre água sanitária ou cloro, não use outros produtos que têm cheiro, pois seu coelho poderá apresentar quadro de alergia e passar a espirrar e a ter complicações respiratórias.  
     Mantenha a gaiola e seus acessórios limpos. A amônia que desprende da urina é irritante para as vias respiratórias.
     Restos de comida atraem roedores noturnos, que urinam ou defecam nos comedouros e transmitem doenças. Mantenha a gaiola em local protegido. Restos de verduras e frutas fermentam e apodrecem com rapidez, ocasionando diarréias portanto, retire restos de comida da gaiola.
     Mantenha a gaiola longe do sol e do vento. A insolação provoca desidratação, e o vento provoca resfriados e coriza. Peneire a ração, para evitar a poeira que pode vir junto com os grãos e que também provoca alergias respiratórias.

     O que posso fazer para que o coelho se sinta agradável na gaiola?

     “Uma gaiola deve ser vista como o ninho do coelho”.  Um lugar especial onde pode se sentir seguro e protegido. Faça o ninho agradável e ele vai gostar de estar lá, mesmo quando a porta da gaiola estiver aberta! Mantê-la abastecida com brinquedos, um pedaço de madeira em anexo para o interior (como uma placa), isto servirá de cama, pois o coelho não possui almofadas em suas patas o que acarreta feridas e calos, e quando você colocá-lo para a cama à noite dê um lanche de frutas ou verduras. Na gaiola deverá ter uma bandeja 25cm x 25cm contendo em seu interior areia de gato ou areia lavada que é usado na construção civil, e nunca areia de praia, pois para o coelho têm odor forte, e por último feno, a melhor das opções, pois fará com que o coelho ganhe um prêmio toda vez que entrar para fazer xixi o que acabará incentivando o animal a fazer sua necessidade neste local.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...