segunda-feira, 3 de maio de 2010

Manejo Reprodutivo dos Mini Coelhos

A multiplicação dos coelhos ocorre muito rapidamente, devido a grande prolificidade e o período de gestação ser muito curto.

ÍNDICES ZOOTÉCNICOS:
• Maturidade Sexual ...............04 dias
• Duração do Cio........................16 dias
• Ovulação..................................08 a12 horas
• Gestação...................................30 dias
• 1º Cio Pós Parto......................24/48 horas
• Prolificidade.............................06/07 láparos/parto
• Peso ao nascer.........................50/70 gramas
• Lactação....................................08 semanas
• Taxa de Fertilidade.................80%

FATORES LIMETANTES:

• Estação do ano:
Para que ocorra a fecundação e conseqüentemente uma boa ninhada, devem-se observar as épocas do ano mais propícias, evitando-se programas de reprodução para o verão, onde o calor excessivo pode levar a esterilidade temporária nos animais.

• Idade:
Deve-se observar a idade dos animais quando se desejar utilizá-los como matrizes ou reprodutores.
No caso das fêmeas a idade mínima será de 4 a 5 meses, de acordo com seu desenvolvimento e peso corporal, bem como, sua idade máxima ou após um número de 12 partos.
Os machos estão maduros sexualmente ao 5 meses de idade.

• Resistência física:
Os animais aptos a reprodução, deverão possuir boa resistência física, não contraindo facilmente qualquer tipo de enfermidades, além de se apresentarem fortes e sadios.

6 comentários:

  1. minha coelha esta gravida mais esta sem o macho,desconfio q seja uma falsa gravidez
    só q da para sentir os filhotes se mexendo
    o q faço???

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente sua coelha já acasalou com um macho.
    O procedimento é preparar um ninho e mantê-la presa na gaiola. Se assim não fizer, e se vive solta,certamente ela vai encontrar um cantinho da casa para dar cria.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tenho Muitas Duvidas Sobre Mini Coelhos, teria come me ajudar via MSN.
    rezendemendonca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Eu tenho um casal de mini lion ja peguei com 8 meses os 2.
    Ela nunca deu cria antes, porem agora notei que ela esta com a barriga bem grandinha e dura, ao fazer carinho na barriga dela, notei que algo deslizava entre meus dedos, movimentando suavemente la dentro, sera que e os filhotinhos já, notei isto na lateral da barriga. O que faso agora????

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    minha coelha tem 6 meses, precisei viajar e a deixei com o rapaz que me vendeu (ele cria coelhos).

    quando retornei, percebi que ela estava agitada, a urina e fezes com um odor forte (que não tinha antes).

    esse cheiro tem me incomodado bastante, gostaria de saber o que posso fazer (a higiene da gaiola é diária e a gaiola é de grade com bandeja, não tendo contato com a matéria fecal e urina).

    existe algum produto que iniba o cio ou só castrando? é prejudicial castrar? qual o procedimento? To bem confusa, por favor me ajudem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...