quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cuidando dos dentes do seu coelho

Patologia dentária
O crescimento dentário contínuo e a presença de afecções hereditárias ou traumáticas predispõem à maloclusão nestes animais, quando as características mastigatórias podem ser perdidas.
A maloclusão é a enfermidade oral mais comum em roedores e lagomorfos, podendo ser corrigida em um único procedimento ou necessitar de correções periódicas por toda a vida do animal.
A patologia dentária em coelhos é muito comum. As causas destas alterações podem ser muito variadas, mas estão invariavelmente relacionadas com o fato dos coelhos apresentarem durante toda a vida dentes de crescimento contínuo. A dentição é composta por 28 dentes, para além dos incisivos, que se podem observar facilmente, têm também pré-molares e molares. Devido às características anatômicas da boca dos coelhos, estes últimos não são fáceis de visualizar. Os incisivos são utilizados para cortar o alimento enquanto os molares e pré-molares servem para moer a comida e reduzi-la a pequenos pedaços. O desgaste dos dentes faz-se através da mastigação e pelo contato entre dentes.
As causas de problemas dentários são muito variadas: podem ser hereditárias, congênitas ou adquiridas (por deficiências durante o crescimento, dieta inadequada ou por trauma).
Sintomas
  1. Diminuição do apetite;
  2. Perda de peso;
  3. Salivação excessiva;
  4. corrimento ocular;
  5. Irregularidades a nível da mandíbula (causadas pelo sobre crescimento das raízes dos molares) e abscessos;
  6. Alterações de crescimento a nível dos incisivos (se existirem alterações a nível nos incisivos, existe uma boa probabilidade de existirem já alterações a nível dos molares).
Tratamento
Em qualquer situação de maloclusão há comprometimento da preensão e mastigação, necessitando-se de tratamento que permita o retorno da cavidade oral à sua função. O tratamento envolve a correção do alinhamento oclusal e do manejo dietético, com itens alimentares mais fibrosos e abrasivos (vegetais ricos em sílica, lignina e celulose). Tais procedimentos só podem ser realizados com o animal sob anestesia geral.

60 comentários:

  1. Olá.

    Não entendi uma coisa... o tratamento com alimentos mais fibrosos só pode ser realizado com o animal sob anestesia geral?
    Meu Tuig tem esse problema e faz o desgaste dentário a cada 15 dias e não precisa de anestesia...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A correção do alinhamento oclusal é que necessita na maioria dos casos de anetesia geral, para a execução do processo sirúrgico.

    ResponderExcluir
  3. MEU COLEHO ESTA COM ALGO PRETO NO DENTE,EU PENSEI QUE ERA UMA CARIE,MAS ESTA SUPERFICIALMENTE,PRECISO DE AJUDA,O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  4. Cara Priscila,
    Analise bem o seu animal, se está consumindo alimentos indevidos como biscoitos, doces etc. o que pode provocar não só cárie como doenças devido alimentação inadequada.
    No entanto os dentes incisivos crescem durante toda a sua vida e se caso for um deles com o tempo ele será renovado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha coelha caiu e quebrou os dois dentes superiores, mas restou um pedacinho de cada, aqueles menorzinhos de traz ficaram normal e ela tem 1 ano e meio, será que cresce novamente? Ela está normal, continua linda e fazendo arte! passei a amolecer a ração com água morna. Estou preocupado com a falta dos dentes, fazem apenas 6 dias que aconteceu o acidente. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. De acordo com o que você diz os dentes que quebraram foram os premolares.
    Provavelmente, sua coelha já deve ter se recuperado do acidente e terá uma vida nomal, pois com o tempo os dentes se recuperam.
    Quanto a dar alimento umedecido é perigoso, pois o mesmo pode fermentar causando uma infecção intestinal que poderá levar a sua coelha a morte.
    Obrigado por participar do blog,
    Jonas

    ResponderExcluir
  7. meu coelho perdeu os dois dentinhos de baixo e ta dificil pra ele comer o que fazer eu estava batendo ração com cenoura couve repolho tudo o que ele ja comia e tava dando pra ele mais não ei mais o que fazer ele tem mais de 5 anos é da idade o que faço me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A sua situação é bastante clítica em relação ao seu animal devido a idade do mesmo que é considerado idoso.
    Você pode tentar dar alimentos batidos em água com o uso de uma seringa diretamete na boca do seu coelho. Aconselho que seja uma boa ração encontrada em mercados e que ele já esteja familializado, no entanto vejo que o seu animal não está famializado com este tipo de ração, então dê o que vem dando só que batido em liquidificador. Faço aqui uma observação que o alimento deve ser preparado e logo em seguida dado ao coelho para que não venha fermentar e matar seu animal.
    O seu coelho neste momento depende de todo o seu carinho para continuar viver.
    Espero ter lhe ajudado de alguma.
    Agradeço pelo seu apreço pelo blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi postei uma msg alguns dias infelizmente meu coelhinho veia a falecer estou muito triste mais pelo menos descansou abraços obrigado por responder minha msg Abraços

    ResponderExcluir
  10. quero muito um coelho mas não sei que raça comprar

    ResponderExcluir
  11. O conselho que lhe dou é que pesquise cada raça até chegar a que melhor define o perfil desejado.
    Um abraço e boa sorte com seu futuro fofo.

    ResponderExcluir
  12. OLA OS DENTES DO MEU COELHO ESTAO ENORMES ELE JA NAO CONSEGUI COMER, BEBER, OS PELOS DELE ESTAO CAINDO MUITO JA NAO ESTA A MESMA COISA PRECISO MUITO DE AJUDA NAO QUERO PERDELO O QUE EU FAÇO?
    MEU NOME É JOYCE MORO EM GUARULHOS SP

    ResponderExcluir
  13. Os dentes do seu coelho terá que ser cortado, isto exige um processo cirúrgico onde o veterinário serra os dentes. Este processo libera as mandíbulas e o coelho volta a mastigar normalmete.
    Um abraço e melhora para o seu coelho.

    ResponderExcluir
  14. Meu coelho quebrou os dentes de baixo mais so um deles e o outro esta bem grande. ele não tem nem um ano de idade e sangrou quando quebrou o dente dele. não sei oq fazer, ele esta meio abatido. por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  15. Tente dar alimentos mole para o seu coelho como folhagens de cor escura como couver, brócolis, folhas de couve-flor, gramíneas, etc.
    A lesão causada pela quebra do dente deve estar causando dor, sendo necessário, tratamento com antibióticos.

    ResponderExcluir
  16. que tipo de antibióticos devo dar?

    ResponderExcluir
  17. Tenho um coelho que estava com os dentes tão grandes que estavam fazendo curva e entrando para dentro do céu da boca! O veterinário pediu para cortar com um alicate. Usei o de cortar unha de cachorro/gato e imediatamente ele sentiu um alívio enorme, passando a comer e ficou até mais feliz. Porém os dentes dele crescem muito rápido, toda semana tenho que aparar. E ele não se interessa em roer madeira, cenoura ou talos de couve. Ele até tenta mas parece que empurra com a boca ao invés de comer...
    Tem algo que possa dar para o coelho para que ele sinta vontade de roer as coisas? Ração ele come normal, mas não é suficiente para gastar os dentes... Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Há alguns briquedos de madeira vendidos em pet shop que provocam o animal a roer. Estes materias são feitos com madeiras que não são tratadas e alguns desses briquedos possuem furos onde podemo alojar comida e outros guizos
    levando o animal a persegui-los.
    Estes brinquedos feitos de madeira ajudam no desgaste dos dentes.
    Viste este site: http://petvendas.com/categories.php?category=ROEDORES-|-COELHOS/Brinquedos
    Obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  19. boa noite, meu ooelho esta com os dentes de baixo grande ja chegaram no recorte da boca ( labio superior), como eu li ak cortar com alicate de unha de cachorro com ele acordado ou esse dente chega a cair?obg

    ResponderExcluir
  20. Ola por favor me responda.O dente do meu coelho caiu uma vez e ai nasceu outro,so que ontem ele tentou escalar o muro e acabou caindo e o dente quebrou,ficou so um pedacinho da raiz,sera que nasce outro?
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Se o dente for um dos quatro incisivos(dois incisivos superior e dois incisivo inferior) provavelmente voltará a crescer.
    Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. um dos dentes de baixo do meu coelho esta maior que o normal o que devofazer?
    ja levei ao veterinario e ele falou que ira ter que dar anestesia para cortar , afinal meu coelho corre risco?
    não teria outro metodo de se fazer isso? OBG...

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde.
    O meu coelho tem quase dez anos. Fui a veterinária e ela recomendou-me se quisesse tirar o dente(ou melhorar)que era por cirurgia .
    Mas devido a idade dele não recomendava...pois ele é demasiado velhote e pode morrer.
    Mas no entanto não sei que fazer...ele está um pouco magro e tem um olho que de vez enquanto deita lágrimas...e fica com algumas ramelas....
    O que posso fazer?
    Sem ser a cirurgia existe algum alimento? Algum ''petisco'' que possa comprar na loja de animais para lhe dar?
    Peço por favor que me ajude!!

    AnnaA.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado por sua visita!
    Quanto ao coelho idosos o melhor é uma ração bem balanceada de marca reconhecida, a qual já está acostumado, mudar pode ser extremamente prejudicial, se for o caso deve-se dar aos poucos até que se acostume e não pode ser a única fonte de alimento.
    Se ja chegou a esta idade com certeza foi bem alimentado.
    Para manter os dentes bem desgastados o ideal é algo que ele possa roer como já mencionei nesta página.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Olá meu filho pequeno pegou meu coelho e deixou o bixinho cair no chão de boca os dentes de cima dele cairão e os de baixo quebraram, ele machucou tmbm o nariz e até começou a inflamar.Fiquei com mta pena da minha coelha eu cuidei dela fiz sucos de cenoura e outros legumes e frutas q ela adora dei na boquinha dela, banhei o nariz dela com uma planta q se chama "tansagem" em dois dias a infecção tinha acabado, mas ele ainda ñ está comendo, ñ esta fazendo coco, com isso deu um caroço embaixo da perninha esquerda dela ela está até mancando já fazem dois dias q ela ñ come só toma suco e ñ faz coco. Oque eu posso fazer pra ajudar, posso dar lactopurga pra ela? Já fiz suco de mamão e laranja mas ñ adiantou nada. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  26. bom dia! tenho um pequeno coelhinho que esta com os dentes incisivos bem grandes, entrei em contato com o veterinario para realizar a intervenção cirurgica, no entando quando fui alimentalo pela manhã notei que um dos dentes incisivos inferior caiu. porem sera que voltara a crescer? isso é normal ocorrer? os demais dentes incisivos irão cair? ainda se faz nescesaria a intervenção cirurgica?

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem?Doutor por favor me ajude tenho um coelhinho de mais ou menos 1 ano.O meu amigo não gosta dele pois ele o morde sempre que ele tenta brincar com ele. Isso é normal.Para acabar de completar o meu amigo tentou se defender com uma vassoura e acabou arrancando os dentinhos dele da parte de baixo.Ele está meio triste e não tá comendo direito.O que faço para ajudalo.e os dentinhos dele irão crescer outros?mesmo nesse caso de extração.por favor mande-me uma resposta meu email é rogerio137trindade@hotmail.com e obrigado por esse blog existir

    ResponderExcluir
  28. acabei de comprar um coelhinho ele é bem novinho ,não sei dizer quantos anos,mas meu filho deixou ele cair ele bateu com a boca no piso branco e notei um pouquinho de sangue,fiquei preocupada pois nem tinha notado a boca do coelho com esta batida notei que ela é partida no meio quase até o naris e mostra seus dentinhos um pouco será que é assim mesmo ou cortou a boquinha e se cortou gostaria de saber se cicatriza estou preocupada

    ResponderExcluir
  29. O meu coelho ainda é bem pequeno. Um dos dentes de baixo dele está normal, mas o outro e os de cima estão grandes como na foto. Me ajuda por favor? Eu mudei a ração dele.. Pode ser isso? Ele pouco tem comido.

    ResponderExcluir
  30. Meu coelhinho está com os dentinhos grandes e tortos, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,
    tenho um coelho de 3 anos e 1/2. ele apresenta o problema de dentição acima descrito. porém hoje ao fazer a manutenção notei que um dos dentes inferiores estava mole, e posteriormente veio a cair. por se tratar de dentição definitiva gostaria de saber se é normal e voltará a crescer ou se ele perdeu o dente. Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, estou muito preocupada, pois além do dente de baixo do meu coelho estar crescendo anormalmente, agora ele esta crescendo torto! Há um mês eu comprei uma lixa grossa de unha e lixei ate diminuir o dente, (pois fiquei com medo de cortar com alicate e machucá-lo), mas agora já esta grande de novo e torto, ele esta crescendo em angulo, não torto para a direita, mas pra dentro como se ja nascesse assim... por favor me ajuda, tenho 5 coelhos, dou minha vida por eles e estou muito preocupada.. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou com esse problema, procure um veterinário , se nao achar vá nas universidades, como a uff de veterinária, que tem hospital, cobra barato e amam animais. Boa sorte

      Excluir
  33. Boa noite! Preciso de ajuda! Os dois dentes de cima do meu coelho caíram e parece-me que nao há nem metade restando na raiz. Só vejo a gengiva dele... Há alguma chance dos dentes nascerem novamente?
    Ele tem se alimentado, mas estou muito preocupada, pois ele acabou de se acidentar.

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho uma coelhinha ela tem os dentes tortos, por isso não come direito , o que foi provavelmente causado pelo super crescimento de seus dentes, levo ela ao veterinário todo mês para cortar os dentes, ele disse que tem uma cirurgia que pode ser feita, mas nao entendi se é para cortar os dentes ou endireita-los. Você sabe algo sobre isso? So agora descobri que ela ama cenora, pois dei ralada para ela, tenho ela a pouco tempo e até estou pensando em doa-lá mas se der para consertar o crescimento dos dentes dela farei, o que puder para melhorar a vida dela. Ela é até bem agressiva penso que é por sentir dor.

    ResponderExcluir
  35. Olá,minha coelha perdeu os dois dentinhos de baixo,isso ocorreu hoje a tarde ou ontem quem sabe...mas ela ainda é bem novinha,pegamos ela desde pequena já..e de repente quando fui ver seus dentinhos não estavam mais em sua boca..apenas os da parte de cima,isso me deixou preocupada,afinal eles crescem novamente?

    ResponderExcluir
  36. ola ! bom dia,meu coelho esta com os dentes de baixo muito grande oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  37. gostarai de saber se eu mesma posso lixar os incisivos inferior do meu coelho ou ate mesmo cortar....eles estao mt grandes... e percebi tambem que ele esta com uma afta no labio inferior..posso fz alguma coisa a respeito disso tambem?

    ResponderExcluir
  38. Os dentes do meu coelho estão muito grande e os olhos deles ficam senpre molhados,os dentes de baixo entortaram e os de cima também.
    To muito preocupada,não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Olá;os dentes do meu coelho crescerão muito não chegaram a sair da boca mas eu estou preocupada,ele não consegue comer cenoura ou maçã por exemplo os dentes de cima entortarão para trás;o que eu devo fazer? leva-lo ao veterinário para cortar os dentes,ou eu posso fazer este processo em casa,sem anestesia ou com anestesia ? por que ele é meio arisco quando nos mechemos nas patinhas barriga ou boca

    ResponderExcluir
  41. eu cortei os dentes do meu coelho e os dentes de cima ficaram meios moles o que eu faço?

    ResponderExcluir
  42. eu cortei os dentes do meu coelho e os dentes de cima ficaram meios moles o que eu faço?

    ResponderExcluir
  43. Meu coelho caiu e bateu a boca e o dente da frente esta mole mas ainda grudado.o dente vai voltar a colar sozinho ?ou vai crescer outro ?o que devo fazer ?por favor me ajude

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde!
    Queria sua ajuda sobre a situação dos dentes do meu coelho.O destes dele tanto em cima quanto os de baixo, estão super grande e ele não consegue roer mais nada e tem que comer e beber água pela lateral da boca. O que devo fazer? Por favor, estou muito preocupada e tenho medo que ele fica doente por não conseguir ingerir mais alimento por conta dos dentes que estão grandes demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder me informar o mais breve possível, agradeço. O Zig precisa muito de ajuda e não sei o que fazer.

      Excluir
  45. Meu coelho levou um baita tombo quando quis sair do meu colo e ele tá com o dente superior mole saiu sangue na hora eu lavei com água normal mas agora estou preocupa o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    Tenho um filhote com apenas 32 dias de vida,notamos que ele veio a perder os dentinhos de cima.é normal os filhotes perderem os dentes? Se não o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  47. meu lebre quebrou os dois dentes da frente, mais foi só um pedacinho e o de baixo tbm, estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  48. Oi. Meu mini coelho lion tem dentes q crescem rápido cortamos com alicate, mas no último mês as fezes dele estão grandes, escuras, com mau cheiro, grandes e grudando nos pelos na região íntima. O q pode ser? Como tratar?

    ResponderExcluir
  49. Os dentes da frente do meu coelho quebram bem no pé e nasceu de novo, isso já aconteceu duas vezes. Caem o de cima e depois os de baixo. O que pode ser isso. Tenho dois coelhos machos

    ResponderExcluir
  50. Olá, meu coelho quebrou os dois dentes da frente superior, mas está grudado na carne ainda, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  51. Já levei meu coelho e o veterinário já diminuiu os dentinhos superiores,sendo que o dente tá torto e o direito além de tortinho tá meio mole, o que fazer?Não sei se ele tá incomodado,se sente dor,ele tá se alimentando mas me preocupo e não sei o que fazer .Ele há tem 7 anos

    ResponderExcluir
  52. Olá.Eu tenho uma coelha e nesses últimos dois dias percebi que ela não estava comendo direito.Então,fiz uma brincadeira com ela(pra que ela pudesse abrir a boquinha) e percebi que um dente dela,na parte inferior da boca,está atravessado.Estou muito preocupada.Agora,estou dando cenoura e couve falado pra ela.O que eu devo fazer??? Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  53. Olá
    Meu coelho caiu e perdeu os dois dentes de baixo e agora está apenas na gengiva alguma dica ou cuidado

    ResponderExcluir
  54. Meu coelho está com um dente inferior meio mole..por esse motivo não está se alimentando direito ...será que com os tempo volta ao normal?

    ResponderExcluir
  55. Bom dia, o dentro meu coelho quebrou, creio que ela caiu, pois um dos dentes de cima está mole desde a raiz o que fazer? Ela não está comendo

    ResponderExcluir
  56. Olá, notei que meu coelho perdeu o dente da frente interior, voltará a crescer?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...