segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A pelagem ou cor dos pêlos, no coelho, serve para diferenciar as raças, sub-raças e variedades


     Pelagem
     Pelagem é a disposição e forma que adotam os pêlos nos diversos animais domésticos. Encontram-se fixados na derme da pele, nos folículos pilosos.
      A pelagem ou cor dos pêlos, no coelho, serve para diferenciar as raças, sub-raças e variedades, bem como para diferenciar o coelho doméstico do selvagem e da lebre e ainda para diferenciar os indivíduos.
      Denominamos de capa ou manto à cor do pêlo.
     E de fundamental importância para o cunicultor de raças destinadas ao mercado doméstico o manejo do seu plantel em relação à alimentação que influência na coloração e na vivacidade dos pêlos; e em relação ao sistema de criação influência no desenvolvimento dos pêlos e no seu aspecto.
     Com a sucessão de mudas a cor da pelagem pode clarear ou a tonalidade ficar mais intensa, isso levando em questão as condições ambientais como temperatura e luminosidade.
     Também a forma como os animais são criados se juntos ou em local não apropriado o que pode acarretar com que a pelagem sofra algum tipo de agressão tendo seu perfil prejudicado o que descaracteriza a raça. Exemplo: A raça Lion onde sua referência e ter uma pelagem acentuada no entorno do pescoço com aparência de uma juba de leão, pode simplesmente não se desenvolver.
     Animais criados juntos freqüentemente montam uns nos outros, o que faz com que os pêlos sejam arrancados.
     São fatores que influenciam na cor dos pêlos: 
·         Externo: Clima, latitude, altitude, estações, alimentação, etc.
·         Internos: Idade, sexo, hereditariedade, genótipo, domesticidade, etc.
     Como podemos ver o criador transfere ao animal o padrão e suas características únicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...