As plantas são utilizadas para prevenção e cura de doenças desde os primórdios da humanidade. A chamada fitoterapia (utilização de partes de determinadas plantas com fins farmacêuticos) vem se tornando cada vez mais popular. Prova disso é que, atualmente, em diversas regiões do mundo, o poder curativo das plantas também está sendo empregado no bem-estar e tratamento de males que atingem animais de companhia, silvestres e mesmo de grande porte, geralmente voltados à produção.
Tem a mesma aplicação que a fitoterapia humana. Em forma de chás, banhos, compressas, óleos, extratos, produtos inalatórios e cremes, pode ser utilizada no tratamento de diversas enfermidades, como irritações de pele, infecções,parasitas, inflamações, problemas bucais, entre outros males. O que muda na fitoterapia veterinária são as doses. Geralmente, as doses aplicadas a animais de estimação são menores do que as recomendadas a seres humanos, diz. Para alguns animais, plantas in natura também podem ter efeitos bastante positivos quando agregadas à ração.
Na maioria das vezes, os medicamentos fitoterápicos devem ser administrados mais vezes ao dia do que os alopáticos, pois não possuem a mesma potência que as substâncias sintetizadas. Por outro lado, costumam provocar menos efeitos colaterais nos pacientes e diminuir a resistência de microorganismos aos tratamentos. Para animais, os tratamentos podem ser tão bons ou até melhores do que para humanos. Isto porque os bichos não questionam se a fitoterapia funciona ou não.
Principais vantagens:
· Custos mais baixos;
· Boa aceitação e eficácia terapêutica;
· Efeitos colaterais reduzidos;
· Baixa toxicidade;
· Alternativa aos medicamentos sintéticos;
· De fácil aquisição;
Plantas medicinais utilizadas na fitoterapia
· Fumo - O seu extrato pode ser usado no combate aos acáros que acometem as orelhas dos coelhos
· Calêndula - cicatrizante, antialérgico, antiinflamatório, bactericida, antifúngico, analgésico
· Neem - o extrato combate os ácaros desidratando-o e atua nos ovos causando má formação.
· Camomila - dá vivacidade aos pêlos, é bom cicatrizante e calmante
· Citronela - potente repelente de pulgas
· Melaleuca - combate fungos, processos alérgicos, caspas e irritação cutânea
· Aloe vera - bom cicatrizante, é um hidratante de pêlos, combate a coceira nos animais
· Erva-de-santa-maria - previne pulgas, verminoses e ajuda na calcificação de fraturas
E de conhecimento que os animais recorrem à medicina fitoterápica. Um bom exemplo é o cachorro quando tem algum problema intestinal começa a comer capim para sanar seu problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário