terça-feira, 29 de junho de 2010

Princípios Nutritivos

O organismo dos coelhos é formado por matéria orgânica, sais minerais e água e as suas perdas têm que ser repostas, a fim de estabelecer o equilíbrio vital e atender as exigências do organismo.
A ração deve possuir todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal, tais como: água, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e sais minerais) em proporções equilibradas de acordo com diverso fatores como idade, estado orgânico, sistema de criação, regime alimentar, etc.

Proteínas

São necessárias para a formação de músculos, ossos, sangue, pele, pêlo e demais tecidos. São de extrema importância no desenvolvimento do animal.
Os animais em crescimento, necessitam de maiores quantidades de proteínas para suprir suas necessidades orgânicas.
Devem ser fornecidas em quantidade e qualidade adequados ao seu regime e às suas necessidades nutritiva e produtivas (crescimento, produção e reprodução).
Todos os alimentos proveniente de origem animal ou vegetal , contem proteínas, sendo que as proveniente de origem animal são superiores às de origem vegetal.
O leite da coelha possuí elevado percentual de proteína, o que faz com que os láparos tenham um desenvolvimento rápido.
Rações com níveis de proteínas acima de 17 % oferece condições adequada ao bom desenvolvimento.

Hidratos de carbono

São substâncias que constituem a fonte de energia para o organismo.
Este princípios são encontrados em diversos órgãos das plantas e sob diversas formas, constituído, muitas vezes, produtos de reserva.
As principais fontes são: forragem, folhas de árvores,tubérculos, grãos e raízes.
A celulose desempenha funções de sustentação, tem pouco valor alimentício, mas facilita o processo digestivo.

Gorduras ou graxas

Todos os organismos, tanto animais quanto vegetais, possuem graxas, proporcionando elas mais do dobro das calorias que os hidratos de carbono, e o seu excesso se fixa no organismo na forma de gordura.
A maioria das forragens apresentam baixo nível de gorduras, encontrando-se nos vegetais na forma de óleos, como no girassol, no linho, no milho, etc. enquanto nos animais sob forma de gordura.
Devem ser adicionadas sob a forma de tortas de milho, girassol, soja, etc.

Sais minerais

Os sais minerais se encontram em proporções satisfatórias em quase todos os alimentos dados aos coelhos, e são eles: cálcio, fósforo, enxofre, ferro, iodo, arsênio, potássio, magnésio, manganês, flúor, silício.
A ausência, deficiência ou o desequilíbrio das quantidades desses elementos no organismo provocam distúrbios e até a morte dos coelhos.
O cálcio e o fósforo, são indispensáveis na formação de um bom esqueleto.
A falta de sais de cálcio provoca raquitismo no coelhos e predispõe a toda classe de doenças.
Fontes de sais minerais como farinha de peixe, de osso, torta de amendoim, forragens tenras, palhas de leguminosas, fornecem quantidades maiores de sais.
O sais de forma equilibrada desempenha importante papel no metabolismo animal.

Vitaminas

A falta de vitaminas ou a sua absorção, em quantidades insuficientes, provoca diminuição da produção, uma serie de doenças da nutrição e mesmo a morte, concorre para canibalismo e atrofia óssea.
Ela é encontrada em todos os alimentos vedes, nos germes dos grãos de trigo, arroz, nas frutas, leite, etc.
Em geral é encontrada de forma satisfatória na alimentação administrada aos coelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...