Educando

       Ensinando a usar o banheiro

      Coelhinhos habitualmente escolhem um local para ser o banheiro, e usam sempre este mesmo lugar. Você pode educá-lo a usar uma caixinha contendo feno seco ou areia, como os gatos fazem. Talvez ele goste de comer um pouco do feno enquanto faz suas necessidades. Mantenha-a no mesmo lugar da casa e sempre limpa, mas mantenha um pouquinho do feno ou areia com o cheiro dele na caixa ( aos pouco o seu animalzinho vai aprendendo aonde deve fazer suas necessidades). Em pet-shops você pode encontrar granulados próprios para forrar gaiolas de coelhos e roedores que podem ser usados na caixinha.
      O processo de treinamento é basicamente o mesmo de outros animais treináveis: mantenha-o em uma área restrita com a caixinha, e se ele urinar ou defecar fora do local indicado, limpe o local com papel (ou tecido) absorvente e coloque o papel dentro da caixa junto com o coelhinho. Limpe o local errado com vinagre, para eliminar o cheiro e evitar que assim ele volte a usar este local. Elogie-o quando acertar.
     Observações:
1. Fique atento às fezes do coelhinho: devem ser redondas e firmes. Diarréias podem indicar que algo não está bem com ele.
2. A urina pode ser amarela, laranja ou mesmo vermelha.
3. As fezes noturnas podem ser um pouco diferentes, como várias esferas reunidas por muco - são os cecotrofos, que o coelho pode ingerir para aproveitamento das proteínas. Esta atitude é comum a
todos os lagomorfos.
     Passo a passo:


  1. Coloque areia de gato ou maravalha dentro da bandeja;
  2. Encaixe a grade, para que o coelho não tenha acesso à areia ou à maravalha, uma vez que possuem os olhos e o aparelho respiratório sensíveis… e os pozinho podem irritá-los.
  3. Deixe a bandeja higiênica em local de fácil acesso ao seu coelhinho;


  4. Bandeja com proteção
    Toda vez que ele fizer xixi fora da bandeja higiênica, limpe o local com papel absorvente (papel toalha ou higiênico) e coloque o papel umedecido em baixo da grade da bandeja;
  5. Limpe o local com vinagre branco;
  6. Toda vez que seu coelhinho fizer cocô fora da bandeja, recolha as bolinhas e coloque dentro da bandeja.
     Assim, ele sentirá o próprio cheirinho.. e começará a usar a bandeja.
     Coelhos são animais limpíssimos, e não gostam de ambiente sujo, o qual pode trazer-lhe sérias doenças!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...