quinta-feira, 19 de maio de 2011

TRATAMENTO PARA SALVAR COELHOS COM DIARRÉIA

Coelho da raça angorá
    
    Um lagomorfo lactente com fezes escorrendo, muitas vezes, está perto da morte dentro de poucas horas se não for tratado imediatamente e de forma agressiva. Esses animais sucumbem principalmente à desidratação, mas a inflamação e choque são muitas vezes fatores contribuintes. Temos usado os tratamentos abaixo para salvar com sucesso animais infantis que estavam próximos à morte por diarréia. Todos os tratamentos a seguir devem ser realizados somente sob a orientação e supervisão de um veterinário licenciado.
     Embora o autor reconheça que o melhor é prescrever remédios para patógenos conhecidos, ele viu coelhos jovens morrerem rapidamente por desidratação e outras complicações da diarréia, a realização de testes nem sempre é possível identificar o agente causador no tempo. Um bebê coelho muito doentes podem não ter tempo de espera para uma cultura e teste de sensibilidade, ou mesmo um exame de fezes. Por esse motivo, recomendo que o tratamento de emergência após ser fornecido como uma medida de salva-vidas. (Se um coelho bebê está a morrer de qualquer maneira, então essas coisas podem dar a única chance de sobrevivência). Entre as causas mais comuns de diarréia em coelhos jovens são Escherichia coli e Eimeria spp.
     Os tratamentos abaixo são destinados principalmente para combater esses dois agentes, e são mostrados na ordem que administrá-las para o efeito maior e cuidados paliativos preventivos possíveis.
     Manter o bebê aquecido e tranqüilo.
     Um coelho bebê desidratado pode passar a ter hipotermia, o que coloca a vida em risco, mas pode interferir com a eficácia dos tratamentos abaixo. Toalha de papel de embrulho de garrafas de água quente ou sacos é uma fonte segura de calor.
1. Para deter a diarréia rapidamente (de fundamental importância):
Imodium (loperamida) a 1 mg / kg Q 4-8 horas (dependendo da gravidade). Esta opção está disponível ao balcão na maioria das farmácias.
2. Hidratação:
     Solução de Ringer Lactato subcutânea (total 10 ml / kg em 2-3 boli mais de 24 horas.
     Isso pode ser aumentada se a diarréia é severa, para evitar a desidratação e mantiver eletrólitos em níveis normais. Consulte seu veterinário sobre a dose adequada.
3. Antibióticos:
a. ciprofloxacina a 20 mg / kg Q 12 horas - PO (administração oral) apenas. Oral administração dispõe de um contacto imediato com patógenos intestinais que injeções não conseguem lidar com tão rapidamente ou diretamente. Embora possa haver alguma preocupação sobre o potencial "Potencial de interferência fluoroquinolonas” com o desenvolvimento normal da cartilagem no juvenil mamífero, vimos nenhumas evidências disso na lagomorfos muitos foram tratados com os antibióticos e se a escolha é um problema de cartilagem ou mesmo a morte, a escolha parece clara.
b. Metronidazol na dose de 20mg/kg Q 12 horas - PO só, ver acima.
4. Medicação a:
1. Ponazuril / toltrazuril (20mg/kg Q 24 horas)
OU
2. Trimetoprim ou sulfas Albon (sulfadimetoxina)
     (Nota: Nós descobrimos que ponazuril (Marquês da Bayer) é muito superior à base de sulfa ou sulfas potencializadas pela morte de coccídios. Meu próprio (não publicado) dado mostra erradicação do parasita completo (determinado a partir de exames de fezes seqüenciais showingprogressively mais encolhido e esporocistos vacuolated) em três dias de tratamento.
5. Medicação helminticida:
     Panacur (fenbendazole) com 20mg/kg Q 24 horas (Nota: o albendazol tem uma maior toxicidade radiomimético que fenbendazole ou oxibendazol, tem sido associada com infarto agudo, toxicidade fatal em coelhos. (NÃO é recomendado para esta espécie.)
6. Recomendado analgesia (alívio da dor):
1. Suspensão simethicone pediátrica (0,5 - 1,0 cc Q 6-8 horas) para alívio de gases
2. Sulfasalazina (30 - 50 mg suspensas em água limpa Q 12 horas)
3. Suspensão de bário (0,5-1,0 ml Q 12 horas) (também ajuda a diarréia detenção)
4. Meloxicam (0,1 - 0,3 mg / kg Q 24 horas)
OU
5. Banamine (flunixin meglumine) (não tanto! Use apenas um NSAID!)
6. Tramadol (2-6mg/kg Q 12 horas)
     (Nota: Se Banamine é usado famotidina, (antiácido) também é recomendado, mas não deve ser administrada por uma hora após outros medicamentos têm sido dadas.)
7. General suporte imunológico ea ação bactericida:
     Colostro (o conteúdo de 2 cápsulas dissolvida em cerca de 10cc de leite de cabra pasteurizado).
     Administrar pequenas quantidades durante várias horas, cerca de 1-2 cc de cada vez, ou tanto quanto o bebê vai aceitar.
8. Absorção / adsorção das toxinas intestinais:
     Questran (resina colestiramina) - por prescrição na maioria das farmácias de maior dimensão não ADMINISTRAR por pelo menos uma hora após todos os outros ORAIS Medicamentos ter sido dados, como pode interferir ou descativar as outras drogas.
     Suspensão ¼ colher cerca de 10 ml de água e deixe hidratar por cerca de 10 minutos.
     Dê 1-2 cc da suspensão a cada 12 horas, mas não lhe dá dentro de uma hora de outros medicamentos que podem absorvê-los. NÃO dê qualquer outra medicação por 4-6 horas após
Questran dose, como Questran continuará a absorver / adsorver substâncias do lúmen intestinal, reduzindo ou eliminando sua eficácia.

Obs.: As informações citadas foram retiradas dos sites abaixo citados.

17 comentários:

  1. Boa noite! Estou com este problema de diarreia a meses em minha criação,ficou a seguinte duvida, no item 1 especificado para combater a doença rapidamente seguido do segundo para hidratação? Segue tratamento apos com antibióticos? E estes medicamentos sitados os encontro todos em farmácias? Espero que possa contar com sua ajuda pois já tive grandes perdas (uma quantidade aproximada de 200 coelhos). Grato por sua atenção! Douglas Abrao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você saber mim informar você conseguiu achar um remédio bom para diarreia pra coelhos .e você saber mim falar sobre remédio pra verme para coelho por favor mim ajude também

      Excluir
  2. Tenho cerca de um terço de duas ninhadas com barriga muito inchada eperda de apetite. Nem todos eestão com diarreia, mas os que estão também apresentam remelas que posso fazer?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Joana! Depois de muitas tentativas com medicamentos sem resultados satisfatórios passei a usar cerca de 10 gotas de creolina de uso veterinário na agua (cumbuca) de 3 a 5 dias dependendo a gravidade! Deu um ótimo resultado acabando também com o problema na criação! Espero poder ter ajudado!
    Douglas Abrao.

    ResponderExcluir
  4. Douglas bom Dia, vc colocou a Creolina na água para eles beberem é isso ? Estou com vários coelhos com diarréia estou querendo fazer igual me ajuda ?

    ResponderExcluir
  5. o que pode ser quando o coelho novinho esta deitado de de barriga no chão e fazendo coco e xixi.

    ResponderExcluir
  6. o que pode ser quando o coelho novinho esta deitado de de barriga no chão e fazendo coco e xixi.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia.
    Meu coelho esta com diarreia desde quinta feira dia 24.03.2016, levei no veterinário e o mesmo receitou, mexicam 0,5 mg, dimeticona, nutrisana probiótico 14gr, e estou idratando com àgua de coco, e ainda não cortou a diarreia, posso esta dando estes medicamento que você citou. Por favor me ajuda, estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, seu coelho melhorou? Vc fez mais alguma coisa além dos remédios q o pediatra receitou?

      Excluir
  8. Meu coelho ficou varios meses com diarreia. Mais descobrir era a ração troquei nunca mais ele teve. Evitem ração com frutas cristelizadas.

    ResponderExcluir
  9. Oi meu coelho morreu mas a irmã dele ficou mas no dia seguinte da morte do irmão ela não ler comer nem beber Água oke eu faço estou com medo dela morrer tmb .

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se o valor provoca diarreia em coelho, tbm, pq o meu não mudou nenhum hábito alimentar, tem 6 anos, e começou a diminuição da ingestão de água e ração ( por 1 dia) voltou a comer, normalmente, mas veio a diarréia e, continua a comer, normalmente.... Será q o calor está provocando a diarréia???? Maçã seria bom para melhorar a diarréia? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi,Bom dia tenho um coelho que estar com diarreia imagino eu que seja grave pois esta defecando totalmente liquido e em frequências já procurei veterinário na região não achei nem um , qual das opção acimas eu posso usar sem a prescrição do veterinário.
    Obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  12. Oi,Boa Tarde tenho um coelho que estar com diarreia imagino eu que seja grave pois esta defecando totalmente liquido e pequena quantia de sangue nas fezes procurei veterinário na região não achei nem um , qual das opção acimas eu posso usar sem a prescrição do veterinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, usou algum medicamento? Meu coelho está com diarréia.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...