quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Úlceras nas patas provocada por bactérias, fungos, sarna, atrito com o piso da gaiola e canibalismo

ÚLCERAS NAS PATAS.
É uma infecção na plantas dos pés dos coelhos, que pode ser causada pelo atrito das patas com o piso da gaiola (caso acima) ou ainda por bactérias, fungos, sarna, canibalismo.

À medida que um coelho cresce vai se tornando pesado e é um dos fatores de ocorrência de úlceras nas patas, por isso devem-se verificar diariamente as patas, e se houver feridas providenciar uma almofada e colocá-la na gaiola que pode de ser de papelão ou tábua de plástico ou madeira.

As patas devem ser lavadas com água morna e sabão e lançar mão de uma pomada anticéptica.

Algumas úlceras nas patas são causadas por canibalismo que pode ser provocada pelo próprio animal ou outro, o que pode mutilá-lo. Isto ocorre geralmente quando a ração dada aos coelhos e pobre em nutrientes principalmente em proteínas.

O tratamento nesses casos deve ser à base de um spray repelente e anticéptico que evita que o coelho continue mordendo o local machucado.

Aqui não abordaremos todos os casos úlceras nas patas como os causados por bactérias, fungos e sarna onde o tratamento deve ter acompanhamento de um veterinário, pois são infecções contagiosas que podem se espalhar rapidamente em uma criação e o tratamento requer cuidados.

Em todos os casos a alimentação, higiene e boa acomodação evita que o seu coelho fique doente.

Em qualquer caso recorra sempre ao seu veterinário que diagnosticará o tratamento adequado.

45 comentários:

  1. meu coelho tinha um machucadinho e agora apareceu mais de quatro, quero saber como posso cuidar, estou lavando com agua morna e sabão. será que estou certa. me responda por favor lucia0413@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    Além de usar água morna e sabão deverá usar uma pomada antiflamatória.
    Providencie uma almofada para o seu coelho, para que o mesmo descanse suas patas e tenha uma recuperação rápida.

    ResponderExcluir
  3. meu coelho está com as patas sem pelos e avermelhadas ele fica lambendo,nao sei oq pode ter causado pq ganhei ele ontem e ele ja veio assim eu nao sei como cuidar ja perguntei a moça do pet shop mais ela nao sabe com qual remédio se trata por favor me responda como posso cuidar.
    kamilla484@gmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser sinal de que o seu animal tenha sarna.
    O tratamento é o mesmo indicado para animais domésticos em geral.
    Siga o tratamento recomendado para que os sintomas não volte e se espalhe para outras regiões do animal.
    A sarna são ácaros minúsculos que podem estar em qualquer lugar onde o animal ande e durma, é bom manter uma boa higenização desses locais, para evitar novos contágios, pois os ácaros podem viver por muitos dias nesses locais.

    ResponderExcluir
  5. Nas patas do meu coelho saiu várias bolinhas de pús branco, quando estouramos sai o pús e fica um buraquinho avermelhado no local que depois de mais algumas horas está com pús novamente. Já passamos pomada antiinflamatória e bactericida, mas nunca sara, quando seca uma ferida apareece em outro lugar. Começou em uma pata e agora está nas duas patas, sempre na parte de baixo ou em cima dos dedinhos, ele já perdeu uma unha por causa disto. O que é isto e como tratar? Os veterinários da minha cidade não sabem o que seja e a medicação com pomada antiinflamatória e bactericida que indicaram nao está mais adiantando, já faz dois meses e ele não sara disso. Alguem´pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Tudo indica ser uma infecção causada por bactérias.
    Você deve esterelizar os ambientes em que seu animal vive e dar banhos com produtos bactericidas para tentar combater o agente infeccioso.
    Quantos as feridas administre amoxilina da seguinte forma: abra uma capsula e coloque o pó diretamente na ferida uma ver por dia durante sete dias.
    Este procedimento deu resultado com um amigo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. O meu coelhinho foi diagnosticado com sarna, a vet deu uma injeção nele e disse que ele tem que voltar lah semanalmente para aplicar as injeções. Ele já tomou a primeira e não vi melhora nenhuma, pelo contrario, tah pior.
    Ela não devia ter passado algo para aplicar no local onde a sarna tah?

    ResponderExcluir
  8. COMPREI UM COELHO E ELE TA COM UMA CROSTAS NAS PONTAS DAS ORELHAS ESTA SAINDO PEDAÇOS DA ORELHA NAO SEI O QUE E MAIS SE ALGUEM SABE ME AJUDE ISSO NASCEU NO NARIS E NAS PATAS

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe me dizer se isso se espade pelo corpo do animal?
    Pois o nariz do meu coelhinho está da mesmo forma das patas.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  10. eu ganhei um coelho e as patas entre as unhas estão feridas saindo sangue e a pele esta crespo.o que devo fazer

    ResponderExcluir
  11. alguém já ouviu falar de um fungicida chamado ECTOMOSOL?? e ele pode ser usado em coelho???
    por favor me respondam
    felipe.almeida.g@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço uma medicação melhor e q funcionou perfeitamente em meu coelhinho: Furanil! Tente este...

      Excluir
  12. pf alguem me ajuda ela ta mordendo e ta sangrando

    ResponderExcluir
  13. Gente, meu coelhinho é muito pesado, tem 3 anos e não fica em gaiolas. Ainda assim apresentou algumas feridinhas avermelhadas nas patas dianteiras. Eu o levei à veterinária e ela receitou um remédio spray chamado Furanil. Notei melhora em apenas 2 dias de uso!!! A medicação é p ser aplicada nas feridas 3 vezes ao dia e deixar agir por 10 minutos no local. Eu recomendo! Ela combate uma série de agentes infecciosos o q gera boa melhora mesmo sem saber o q causou! Fica a dica...

    ResponderExcluir
  14. Boas. Ontem a minha mãe chegou de uma festa à noite e estava de Tacão Alto e calcou uma das patas traseiras do coelho de sem querer. Saiu muito pêlo e muito sangue. Agora já parou de sangrar, mas está com um aspeto mesmo horrível! Tudo vermelho. Ficou com o aspecto de como se lhe tivessem cortaram um bocado na pata no meio, O que devo fazer? A minha mãe pos Bepanthene (sarar as ferias em humanos) e um penso.

    ResponderExcluir
  15. As patas de meu coelho estão com ranhuras em todas, como na situação citada a cima, estou preocupada e nao sei como tratar, Alguém pode me ajudar?eu comprei Um sabão antipulgas de ph neutro, será que da jeito? No momento estou sem condições de leva-lo ao vet. =/ me ajudem pf..

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite, tenho um lion head e na minha cidade ( Goiania) nao tem veterinario especializado ou que conheça essa raça. Ele é criado dentro de casa, ha alguns dias as unhas dele infeccionaram, ficaram inchadas e tudo mais, me indicaram passar TETISARNOL, porem nao melhorou e as unhas de uma pata cairam todas, desde entao nao melhora, e eu ja nao sei o que fazer. O pior é que esta começando nas outras patas. Se puder me indicar um remedio ou algo assim eu agradeceria de coração.
    Aguardo seu retorno e obrigada - meu email é adryeny20@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Adrieny oi amiga indico o furanil em spray,combate uma série de agentes infecciosos,tente este e boa sorte para seu coelhinho amado!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi gente, boa noite! Tenho uma mini lop de 4 meses, que é tudo pra mim!! Suas orelhinhas estão mto roxas! Parecem hematomas mesmo! Porém ninguém a pegou pelas orelhas nem nada do tipo :/ não sei o que fazer.. Vocês podem me ajudar? Alguém sabe porque está

    ResponderExcluir
  20. Oi gente, meu coelho está perdendo os pelos da patinha e no lugar esta formando umas cascas brancas, eu não sei o que fazer alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Boa noote,acabei de ganhar uma coelhinha e percebi que ela está sem os pêlos nas patinhas e com umas cascas brancas no local,aparentemente acho que ela está roendo as patas o que devo fazer por favor me orientem pois não sei o que fazer! Desde já agradeço.luanacarvalho263@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!!
    Minha coelha vive solta. Meu quintal é muito grande e boa parte dele tem grama. Crio apenas a minha coelha. Mais ela esta com as duas patinhas de tras com machucadinho, parece i chados e criam umas casquinhas. Eu dou raçao de coelho pra ela,maça,repolho,as vezes pera,dou couve e bastante cenora. Estava olhando os pedidos de ajuda e as respostas. N entendo o pq minha filhota esta assim. Pois ela n vive presa. Ela tem um aninho. E esses machucados apareceram tem uns dois dias. Acabei de lavar com água oxigenada e passei violeta. Fui no pet shop e disseram pra eu dar 1/4 do biodex pra ela. E eu dei. Alguem pode me falar se fiz certo ou não e me ajudar como cuidar da mi ha filhota por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tb era solta assim e ficou com os pés cheios de pus, levei no veterinário e me disse q a alimentação estava toda errada que eu não podia dar cenoura nem repolho nada q contivesse muito açúcar por conta da digestão do animal somente ração para roedores não aquela para criação baratinho q vendem nos pés dar apenas verde verde escuro não pode dar alface nem repolho muito feno seco limpeza e remoção do puz passar pomada antibactericida dipirona para a febre e simeticona para os gases.

      Excluir
  23. Meu email. Rafaelamonica672@outlok.com

    ResponderExcluir
  24. Meu email. Rafaelamonica672@outlok.com

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!!
    Minha coelha vive solta. Meu quintal é muito grande e boa parte dele tem grama. Crio apenas a minha coelha. Mais ela esta com as duas patinhas de tras com machucadinho, parece i chados e criam umas casquinhas. Eu dou raçao de coelho pra ela,maça,repolho,as vezes pera,dou couve e bastante cenora. Estava olhando os pedidos de ajuda e as respostas. N entendo o pq minha filhota esta assim. Pois ela n vive presa. Ela tem um aninho. E esses machucados apareceram tem uns dois dias. Acabei de lavar com água oxigenada e passei violeta. Fui no pet shop e disseram pra eu dar 1/4 do biodex pra ela. E eu dei. Alguem pode me falar se fiz certo ou não e me ajudar como cuidar da mi ha filhota por favor.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!!
    Minha coelha vive solta. Meu quintal é muito grande e boa parte dele tem grama. Crio apenas a minha coelha. Mais ela esta com as duas patinhas de tras com machucadinho, parece i chados e criam umas casquinhas. Eu dou raçao de coelho pra ela,maça,repolho,as vezes pera,dou couve e bastante cenora. Estava olhando os pedidos de ajuda e as respostas. N entendo o pq minha filhota esta assim. Pois ela n vive presa. Ela tem um aninho. E esses machucados apareceram tem uns dois dias. Acabei de lavar com água oxigenada e passei violeta. Fui no pet shop e disseram pra eu dar 1/4 do biodex pra ela. E eu dei. Alguem pode me falar se fiz certo ou não e me ajudar como cuidar da mi ha filhota por favor.

    ResponderExcluir
  27. Mónica, parece pododermatite, mas um veterinário vai ajudar melhor a sua coelha. De qlq forma passar Bepanthene (Bepantol aí no Brasil) deve ajudar.
    E não dê tanta cenoura, tem muito açúcar, deve ser dado como se fosse uma guloseima, como a fruta :)
    As melhoras para ela :)

    ResponderExcluir
  28. Oi por favor gostaria de ajuda, minha coelha está com as patas machucadas vendo fotos na net eu acho q é Staphylococciose, o q devo fazer??? Transmite para pessoa??? Ela deu cria essa semana de 7 filhotes... Estou usando um spray chamado Fort. Meu e-mail é rafaela.canato @hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi por favor gostaria de ajuda, minha coelha está com as patas machucadas vendo fotos na net eu acho q é Staphylococciose, o q devo fazer??? Transmite para pessoa??? Ela deu cria essa semana de 7 filhotes... Estou usando um spray chamado Fort. Meu e-mail é rafaela.canato @hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. meu coelho esta com as patas machucas e as orelhas e a boca cria se uma crosta e quando retiro fica machucada to usando pomada mas nao melhora o que faço?

    ResponderExcluir
  31. Nas patas do meu coelho saiu várias bolinhas de pús branco e quando sai o pús fica um buraquinho avermelhado no local
    que depois de mais algumas horas está com pús novamente.
    Já levei ao veterinário porém nem com o uso de antibióticos, antiflamatório e pomada e bactericida está sarando.
    Pelo amor de Deus, que vacina/medicamento é este que surtiu efeito no caso apresentado acima ?
    Não sei mais o que fazer ... estou arrasada em ver minha coelhinha passando por isso.
    Me ajudem, por favor !!!

    ResponderExcluir
  32. Meu coelho está com a pata muito inchada e um pouco roxa estou dando tormicina vai fazer dois dia, mas aparentemente não está melhorando!
    O que pode ser e o que posso dar além disso?

    ResponderExcluir
  33. Oi meu coelho está com machucado na pata. Estou passando pomada antiflamatorio. Mas ele fica o tempo todo com a pata na boca. Tem alguma coisa que possa fazer para ele tirar a pata da boca?

    ResponderExcluir
  34. Minha coelha está com úlcera nas patas como posso tratar

    ResponderExcluir
  35. Meu coelho ta comendo as 4 pata nao sei mais o q faser ta tachucada passo unguento mas ele lambe alguem tm uma dica
    Jonydeisepribe@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Boa noite. Meu coelhinho está com as patas com cascas, parecem calos, porém ele coça muito e fica lambendo o tempo inteiro. Na Cidade onde moro não tem veterinário de animais silvestres ou exóticos. Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  37. Então minha coelha d raça mini lop tá com um fungo na unhas que fica grosso o local das unhas mãe tá passando amoxilina será que podi continuar passando amoxilina ou tem outro remédio melhor pra este problema ?Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  38. O meu coelho está com a pata muita inchada e dura,
    Está avermelhada e os pelos estão começando a cai no local.
    Ele perdeu o apetite e não come nada😭
    Estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  39. Por favor meu velhinho esta com um machucado na para lavei passei pomada e fiz um curativo 🤕 como posso ajudá-lo a se recuperar? 😖

    ResponderExcluir
  40. Meu coelho está com as patinhas traseiras sem movimentos, come pouco, bebe água mas não consegue mais ficar em pé. O que será que pode ter acontecido com ele!?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...