terça-feira, 1 de junho de 2010

Aproveiramento do esterco e urina de coelho

O esterco de coelho é muito rico, principalmente em nitrogênio, fósforo e potássio, além desse elementos ainda embora em menores quantidades, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, ect., como podemos ver no quadro abaixo:

ANIMAL -.-.- NITROGÊNIO - .-.-FÓSFORO -.-.- POTÁSSIO
Coelho .-.-.-.-.-.2,48.-.-.-.-.-.-.-.- 2,50.-.-.-.-.-. 1,33
Carneiro.-.-.-.- 1,00.-.-.-.-.-.-.-.- 0,35.-.-.-.-.-. 0,60
Galinha .-.-.-.-.-1,75.-.-.-.-.-.-.-.- 1,25.-.-.-.-.-. 0,85
Porco .-.-.-.-.-.-.1,00.-.-.-.-.-.-.-. 0,40.-.-.-.-.-. 0,30
Cavalo.-.-.-.-.-.-0,60 .-.-.-.-.-.-.- 0,25.-.-.-.-.-. 0,50
Vaca .-.-.-.-.-.-.-.0,50.-.-.-.-.-.-.- 0,30.-.-.-.-.-. 0,45

Cem animais podem produzir cerca de de 5 a 6 toneladas ano, o que daria para adubar um hectare de terra. E se misturado com palhas, capins, sabugo de milho ou outro material poderia adubar um área maior.
Seria um grande desperdício e um transtorno para a natureza se esse dejetos não tiverem um destino ecologicamente correto.
Outro destino que pode dar ao esterco e a urina seria na criação de minhocas e produção de húmos.
Um método de que pode dispor o criador para melhor aproveitamento é contruir em baixo das coelheiras uma caixa de madeira ou alvenaria, onde as fezes e urinas se depositariam, e aí colocar as minhocas, que fariam o papel de transformar o material orgânico em húmos.
Este tipo de método evita o aparecimento de moscas e o mal cheiro, em virtude da atuação das minhocas remexerem e comerem detritos.
Com isso pode-se obter uma nova forma de renda com a venda de minhocas e húmos.
Se a criação for pequena pode-se criar um pequeno minhocário utilizando caixas que se sobrepõe, onde a primeira deve ter uma torneira para aproveitamento do adubo líquido que se deposita do excesso do composto, as demais devem serem vasadas para evitar que as minhocas morram afogadas.
Nota: Evite empregar esterco de coelho em plantações destinadas à alimentação desses animais.
Curiosidade: A urina de coelho é emprega na indústria de cosméticos, principalmente na extração de fixador para perfumes.

3 comentários:

  1. Tem alguma preocupação em colocar o esterco direto para as minhocas? do tipo, esperar algum tempo, ficar molhando ele por ser seco, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu coloco direto para as minhocas sem problemas. Mas eu não uso puro, se você estiver falando em usá-lo puro eu não sei responder.

      Excluir
  2. Eu quando limpo a gaiola tem esterco e urina junto. Isso ao limpar eu jogo na minha horta misturando na terra. Pode isso?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...