terça-feira, 4 de maio de 2010

Parto e Cuidados

Cuidados após o parto

O período de gestação é de 30 a 31 dias.
Como identificar se a sua coelha está prenha:
  • Aos 15 dias de gestação, apalpar a parte posterior do ventre , exatamente mais lateral a linha ventral do animal, você sentirá como uns caroços de azeitona;
  • Crescimento das mamas após o 24º dia de gravidez.
O parto ocorre no fim da tarde ou à noite.
O parto dar-se com contrações uterinas que são regidas por hormônios. Há aumento de secreção varginal, lubrificando a parede do canal vaginal.
No momento do parto só se deve intervir se quando a coelha não consegue realizar o parto.

Observação importante

Em caso de extrema necessidade lave suas mãos com de detergente neutro ou apenas água e depois esfregue as mãos no feno ou capim antes de mexer no ninho , para evitar rejeição, caso seja necessária a transferência dos láparos para outro ninho.
Deve-se verificar constantemente os ninhos para retirada de algum láparo morto se ocorrer.
O ninho não deve ser mexido, somente quando for absolutamente necessário.
Caso, após o manuseio, a fêmea rejeite os láparos, o ninho deve ser retirado e colocado de volta após 10 horas. Pois, a coelha terá uma alta produção de leite, que poderá fazer com que ela os aceite.
Se os láparos estão sendo devorados pela coelha, observe se a ração contém pouca proteína anima, se está faltando água no bebedouro.
Se ao 12º e 14º dia, ainda existirem láparos com olhos fechados, em geral é sinal de conjuntivite. Usa-se água morna, colírio ou água boricada para resolver o probrema.
Os láparos saem do ninho a partir da 3ª ou 4ª semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...