quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lactação e Desmama

Desde que os filhotes nascem, as coelhas lhes dão, como único alimento, o leite.
Portanto, da qualidade e da composição do leite, por elas produzido dependem a boa qualidade e o desenvolvimento dos láparos.
O leite é secretado pelas glândulas mamárias que entram em plena atividade logo depois do parto, para que as coelhas posam alimentar suas crias, no dia seguinte ao do seu nascimento.
As coelhas possuem, em geral, 8 glândulas mamárias que correspondem a outras tantas tetas ou mamas, das quais 2 são menos produtivas ( as peitorais ).
Os láparos são alimentados principalmente ao escurecer e ao amanhecer e sua amamentação dura de 10 a 12 minutos. A coelha fica acomodada sobre seus filhos que, virando-se de barriga para cima, se prendem às sua tetas.
Normalmente, os láparos, até aos 15 dias, só se alimentam com o leite materno. Quando saem do ninho, mais ou menos nessa época, passam a ingerir, também, os alimentos que são fornecidos às coelhas.
Como a qualidade e a quantidade do leite produzido dependem, não só da capacidade de as coelhas o produzirem, mas e principalmente da alimentação por elas recebida, é aconselhável que, durante a lactação, lhes seja fornecida uma alimentação fresca, saudável e nutritiva, na qual elas encontrem todos os elementos de que necessitam para uma boa lactação.
O leite de coelha é muito rico em proteínas e sais minerais, principalmente de cálcio, fósforo e magnésio, o que faz com que os coelhos cresçam com grande rapidez, dobrando o peso com 6 dias de idade.
O fazer quando a coelha morre no período de lactação.
Quando a coelha morre, pode ser empregado o aleitamento artificial. Par isso é utilizada uma mamadeira.
O leite a ser dado pode o de cabra, vaca ou ovelha, administrado 2 ou 3 vezes por dia.
É um método muito trabalhoso, que exige bastante cuidado e mesmo assim, os láparos morrem com muita freqüência .
A água é indispensável para as lactantes, que devem tê-la sempre à vontade, limpa e fresca, para evitar que devorem as crias.
As coelhas de primeiro parto não produzem tanto leite como nos partos posteriores.
Depois de 30 dias de lactação, a coelha mesma já procura ir afastando os filhotes para a desmama.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir